top of page

Estudo mostra modificação no caminhar ao utilizar o celular.


Segundo pesquisa da Universidade Anglia Ruskin, no Reino Unido, andar com o aparelho em atividade causa problemas no nosso caminhar. Esse estudo foi realizado pelo Dr. Matthew Timmis, professor sênior nas áreas de ciências esportivas da instituição, e revela que a distração causada pelos dispositivos esta chegando a níveis altos e pode acabar comprometendo a segurança da pessoa.

"Nossos resultados indicam que usuários de celular adotam uma abordagem cautelosa quando confrontados por objetos fixos no chão", afirma em nota. "É provável que ocorram acidentes em decorrência de objetos aparecendo subitamente sem que os usuários estejam cientes, por exemplo, outros pedestres ou veículos."

Os métodos que levaram a essa conclusão foi usar rastreadores oculares e sensores de mobilidade, os participantes caminhavam e pisavam num obstáculo da altura de uma calçada, seja sem distrações ou enquanto liam ou enviavam mensagens de texto, ou simplesmente falavam ao telefone.

E o resulto foi que, quando estavam usando o telefone, independente do que estavam fazendo, eles acabaram ficando mais lentos e desatentos, e tendiam a ergue mais alto o pé do que o necessário, em média o tempo gasto olhando para os obstáculos foi reduzido para 61%.

O maior problema é a combinação de caminha e digitar, pois nesta situação o pé da frente é elevado 18% mais alto do que o normal no momento de passar pelo obstáculo, e a pessoa fica 40% mais lerda.

"Descobrimos que usar um telefone significa olharmos menos frequentemente, e por menos tempo, para o chão, mas nós adaptamos nosso comportamento de busca visual e nosso estilo de caminhada para que possamos negociar objetos estáticos de uma forma segura", explicou o professor. "Isso resulta em um usuário adotando ações de caminhada lentas e exageradas."

Este problema levou algumas cidades a implantar sistemas para que as pessoa que andam digitando no celular não atrapalhe e não coloque em risco que não faz isso, a solução foi introduzir uma pista de caminhada para quem digita e uma para quem não faz isso.

É sempre bom lembrar que várias pesquisas são feitas com relação aos prejuízos que se tem ao usar o aparelho celular e realizar outras atividades normalmente, a estudos que mostram que a utilização exagerada de aparelhos eletrônicos podem aumentar as chances de se ter câncer.

Gostaria de aproveitar esta matéria e dizer um caso que aconteceu comigo, eu estava indo almoçar e acabei passando do lado de uma escola poli técnica, onde se tem vários alunos adolescentes sempre ligados no celular, realizado diversas atividades, porem enquanto eu caminhava pela calçada, eu vi uma jovem vindo um pouco apressada e digitando no celular, infelizmente a menina não se deparou com um depressão que tinha na calçada (algo parecido com um buraco) e acabou tropeçando e caindo, com sorte eu estava próximo e consegui segurar a menina antes que se machucasse mais, porem ela acabou torcendo o tornozelo e teve que ir para o hospital.

Então pessoal, isso é bom para que possamos ficar mais atentos com a utilização dos celulares, se passou, presenciou ou conheceu algum caso assim conte para nós.

Recent Posts
bottom of page